Sábado rolou festoca aqui em casa. Foi pra comemorar os 7 anos do Matias e os 9 da Malu (não vou comentar sobre isso, porque não estou lidando bem com a velocidade das coisas… rs…).
E eu, que estou mergulhada em alguns projetos profissionais que logo vou dividir por aqui, estava angustiada pensando em como ia fazer pra decorar uma festa, estando sem tempo nem pra dormir direito.
Aí lembrei de uma postagem que vi há alguns meses no Instagram.
Vocês sabem que nos últimos dois anos eu venho estudando pra trabalhar com ilustração, e bem, nesse maravilhoso universo dos desenhos eu descobri muita gente bacana.
Uma dessas pessoas foi o Ricardo Moura, um ilustrador brasileiro com um traço lúdico e inconfundível, daqueles que só de bater o olho na ilustra a gente já reconhece. Virei fã do trabalho dele e comecei a seguir no Instagram.
Um tempo depois ele divulgou que estava fazendo uma parceria pra transformar seus desenhos em festas infantis, e eu achei sensacional a ideia, e foi daí que conheci a Comemore Festa Inbox, uma parceria muito legal entre o Ricardo, que faz as ilustras, a Julia Magioni, que trabalha lindamente com feltro, e a Alessandra Rosa que cria, pensa, pesquisa, organiza e monta a caixa mais linda do mundo pra cada festa que faz.
Então, fui atrás deles em busca de ajuda, e o resultado não poderia ter sido mais incrível!
As crianças pediram uma festa com alguns dos bichos preferidos que a gente vê por aqui: o tatu-bola, que até pouco tempo a gente via passeando aqui no jardim durante a noite, o porco-espinho, que a gente nunca viu inteiro, mas já levou cachorro no veterinário no meio da noite duas vezes pra tirar os espinhos do focinho, e a capivara, nosso roedor favorito que vive aos montes bem pertinho aqui de casa, no Parque Barigui.
Eu escrevi pra Alê, passei essas informações e sugeri que a gente tivesse umas folhas também, numa vibe floresta, e logo ela entendeu e o time começou a trabalhar. Só que eles foram além, usaram a araucária, a árvore símbolo de Curitiba (que pra quem não sabe significa “aqui muito pinhão”) e deixaram a festa ainda mais paranaense.
Foi por isso que resolvi batizar a festa de Bichos do Paraná, em referência à música do João Lopes que eu ouvia na TV quando era criança “…eu não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná…”.
Logo recebi uma prévia das ilustrações do Ricardo e eu e as crianças aprovamos na hora! Os bichinhos ficaram lindos, todos nos apaixonamos à primeira vista.
A Alê foi nos mandando fotos de algumas coisas, a flâmula de araucária e as folhas de feltro que a Julia fez ficaram incríveis, e nossa ansiedade foi crescendo.
Em pouco tempo recebi uma caixona em casa, embalada com todo cuidado e carinho do mundo, cheinha de coisas lindas. Assim que eu recebi, fui tirando cada pacotinho de dentro dela e colocando em cima da mesa e não acreditava em tudo o que eles tinha criado pra nossa festa, em como conseguiram deixar tudo exatamente do jeito que a gente queria.
Daí pra frente foi tão simples, porque a parte da decoração estava todinha resolvida. Então entrei em contato com a super Lívia, da Dellicato, que sempre topa minhas ideias e transforma elas em realidade (doce e deliciosa realidade, diga-se de passagem), e com o Tio Girafa, o recreador que as crianças aqui em casa adoram, e pra fechar foi só encomendar uns salgadinhos na padaria e encher a geladeira de bebidas.
No sábado amanheceu um dia de sol, depois nublou, ameaçou chover, abriu de novo e no fim das contas deu tudo certo pra gente montar a festa no jardim, como era o planejado.
Escolhemos um cantinho ao lado da jabuticabeira porque ali já ia ter sombra na hora da festa e não teria problema deixar os bolos e os docinhos na mesa até o parabéns. E aí a árvore também entrou na decoração da festa e ficou bem legal.
Enquanto eu ia montando tudo, eu só pensava no quanto a Alê tinha pensado em tudo. Os tecidos que usei na mesa, as caixas que serviram de apoio pros docinhos, a flâmula, as folhas de feltro, o cordão de pompons, as folhas de crochê, a banquetinha, os toppers, o quadrinho com as fotos das crianças, a tela, a letra M, os potinhos… tudo! Ela mandou pilhas pra tudo o que a gente ia precisar (a letra M, as fairy lights, o cordão de luz de bolinhas brancas) e ainda um grudinho pra prender as coisas na parede (que eu não conhecia, é da Pritt, não estraga a parede, é reposicionável, removível, muito bom) que eu usei também pra prender os pompons na toalha de mesa, a toalha de mesa na mesa (por causa do vento), as fairy lights no quadro negro… enfim, tudo o que precisava ser preso.
E quando eu olhei tudo prontinho, o que eu fiquei mais feliz foi que apesar de eu não ter tido tempo pra desenvolver a decoração da festa, ela ainda assim ficou bem do jeito que a gente aqui em casa gosta: simples e cheia de amor.
Eu usei algumas coisas de casa também, algumas plantas, uma araucária de madeira, um porco espinho… mas a maioria das coisas veio na caixa.
Os bolos ficaram sensacionais também. Mais lindos do que eu imaginava. Um deles pedi pra Livia fazer um tronco, e o outro como se fosse musgo, com pirulitos de chocolate em forma de pinheiros pra decorar.
A jabuticabeira ficou toda linda, cheia de balangandans:
E além disso teve também uma mesa pras crianças colorirem os desenhos do Ricardo (eles mandaram os desenhos, o giz e até o potinho pra colocar o giz!), e uma outra mesa de apoio, onde a gente colocou pratos, copos, guardanapos, canudos, chapeuzinhos e lembrancinhas.
Os saquinhos que usei nas lembrancinhas também vieram na caixa. E como agora a criançada só quer saber do álbum da Copa do Mundo, a lembrancinha foram pacotinhos de figurinhas (eu tinha um backup de seis lembrancinhas diferentes, para crianças que não estivessem fazendo o álbum, mas só usamos duas delas, as outras crianças todas preferiram – e amaram – ganhar figurinhas).
E a Alê ainda nos mandou uma surpresa muito legal, mini poppers caseiros pra criançada fazer bagunça. Eles adoraram!!!
Foi tão legal gente, as crianças curtiram muito, brincaram sem parar. O Girafa tem uns jogos muito legais, a turma só parou pra cantar parabéns e quando eu vi estavam todos brincando de novo. Uma festa bem de criança mesmo, daquelas pra lembrar pra sempre.
Vou deixara aqui os contatos das pessoas que fizeram essa festa acontecer. Não é publi, eu contratei todo mundo e indico porque são profissionais sensacionais mesmo.
Decoração – Comemore Festa Inbox – Facebook – Instagram
Bolos e doces – Dellicato Bolos e Delícias – Site – Instagram
Recreação – Os Incríveis Recreadores – Facebook – Site
E vou deixar também o Instagram do Ricardo Moura e da Julia Magioni, que são artistas incríveis que fazem coisas lindas pra esse universo infantil:
E em breve eu volto pra mostrar um quartinho muito legal que fiz pra um menino que agora tem 7 anos. ;)